Home / Voz da Comunidade / Conselho da Cidade concede mais 4 anos para Tervap e moradores param BR101 na Serra

Conselho da Cidade concede mais 4 anos para Tervap e moradores param BR101 na Serra


default (12)Por 13 X 7 votos os moradores da região de Pitanga na Serra foram derrotados pela Mineradora Tervap-Pitanga na reunião do Conselho da Cidade desta quinta-feira (31/07/2014).

Os moradores da região de Pitanga na Serra, após muito desgastes, perda de dias de Serviços em manifestação e muita conversa junto a Administração publica da Serra ainda mantinham a esperança de que o Poder publico serrano iria votar a favor da retirada da Pedreira Tervap, que segundo eles a mais de 40 anos vem explorando o Monte Mestre Álvaro que é considerado um dos maiores pontos turísticos do estado do Espírito Santo.

Os moradores alegam que, a retirada de pedras na mineração da pedreira as margens da BR101 vem causando muitos transtornos a população e a natureza. Além do barulho das bombas para a retirada de pedras, as rachaduras nas casas tem também a questão da poeira e de pedras que chegam a atingir o bairro.

São vários bairros prejudicados com a exploração e os moradores cansados, exigiam do poder publico a retirada imediata da pedreira. Mas, na reunião do conselho, vários integrantes votaram a favor da permanecia da pedreira por mais quatro anos.

Dentre os conselheiros que votaram a favor figuram os representantes do poder legislativo Jorge Luiz da Silva (Jorjão) e o Presidente da Câmara de Vereadores Guto Lorenzoni (PP), que participou da reunião substituindo o vereador Miguel Mates, que o titular no conselho. Também votou a favor a ex-vereadora Sandra Gomes que é atual candidata ao cargo de Deputada Estadual.

Os vereadores Davi Duarte e Aecio Darli Leite Leite, que não fazem parte do CONCIDADE, apoiaram os moradores nesse momento de grande insatisfação. o Vereador David Duarte Fernando acompanhou as comunidades durante todo o movimento, e caminhou junto com os moradores de Serra Sede a Pitanga, o vereador também demonstrou sua indignação.

Os moradores ficaram revoltados porque acreditavam que esses conselheiros iriam votar a favor da comunidade. Outra decepção foram os representantes de movimentos populares e os defensores do meio ambiente que votaram com a pedreira. o Presidente da Associação de Moradores de Pitanta Ambap Pitanga) estava visivelmente emocionado e decepcionado com os políticos e algumas lideranças comunitárias que deveriam lutar a favor do povo e que se colocaram contra o anseio popular nesta questão.

De acordo com o Presidente foi visível a articulação para que alguns se mantivessem bem na foto com os populares e as empresas. Segundo ele os sete votos vencidos foram uma articulação.

Os moradores saíram de Serra Sede em caminhada pela BR101 utilizavam palavras de ordem que acusavam o Prefeito Audifax Barcelos de trai-los e de utilizar subterfúgio para aprovar a permanência da pedreira, e assim votar contra o desejo dos moradores.

Tentamos falar com representantes da Prefeitura e com os vereadores, mas eles não saíram pela porta principal da Prefeitura e até o momento não conseguimos fazer contato com eles e na Portaria da Prefeitura não fomos autorizados a entrar.

Programa Voz da Comunidade

Imagens: Claudio Pinho
Jornalista Responsável: D’Lourdes Pinho – MTB3193ES

TV Serra – A WebTV que faz o seu estilo
www.tvserra.com

Sobre WebMaster

Além disso, verifique

Manifestantes invadem Câmara da Serra

Funcionários das terceirizadas se encontram na frente da prefeitura da Serra em protesto desde o …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: