As comunidades serranas localizadas na área suburbana do município estão indignadas com o desleixo e descaso por parte da prefeitura. As lideranças sentem e observam que os bairros localizados nas áreas nobres da cidade recebem mais atendimento e suas demandas são executadas com uma certa rapidez.
O questionamento dos moradores é o por que dessa diferença, pois em alguns casos as demandas são iguais. Essas comunidades sentem se desprezadas pela atual administração, que continuará gerindo a cidade por mais 04 anos. Como disse uma moradora, “será que vamos sofrer mais 04 anos com essa falta de atenção do nosso prefeito?”.
O Programa Voz da Comunidade foi acionado pelo bairro São Marcos I, que fica localizado na periferia próximo as imediações do centro administrativo do município. E mesmo estando dentro desse centro, o bairro é completamente carente. As reclamações dos moradores são os buracos, o trânsito intenso de caminhões pesados, que deixam rachaduras em suas casas, a capina, a limpeza das ruas, a retirada da areia que desce com a água das chuvas e acumula nas calçadas, dentre outras.
Uma das maiores preocupações da comunidade de São Marcos I é o terreno que pertence a associação de moradores, o mesmo foi doado para ser utilizado em beneficio comum. Mas, nesse terreno foi construído um muro de arrimo para conter a rua que estava cedendo com os efeitos da erosão. Neste local, segundo os moradores a área é um estacionamento.
Porém, a comunidade não acha viável um estacionamento em uma área de quase 450m², no terreno pode ser construído um centro de vivência para atender os idosos, as criança e os jovens, conforme já prometido pelas autoridades.
Entramos em contato com a Secretaria de Comunicação da Serra através de e-mail e estamos aguardando o retorno. Informamos a prefeitura que o nosso microfone está aberto, caso queiram se manifestar a respeito da matéria.